Alimentação balanceada para emagrecer

O que podemos comer para emagrecer sem perder a saúde

A maioria das dietas focam no que não deve comer, acabam ocasionando deficiências nutricionais, isso pode causar efeitos contrários e deixá-lo com mais vontade de comer o que não está na lista.

Para emagrecer e ter saúde, é de extrema importância avaliar primeiramente o que devemos colocar na sua dieta, refletindo não somente na quantidade, mas também na qualidade dos alimentos.

De preferência em sua alimentação para alimentos dos cinco grupos alimentares – vegetais, frutas, carnes, grãos e laticínios.

Frutas e Verduras
Esses se tornarem itens fixos do seu cardápio diário. As verduras e legumes contêm vários nutrientes que colaboram para o emagrecimento e para conservar a saúde. Além disso, ainda melhoram o funcionamento intestinal, contêm poucas calorias e vão auxiliar a manter a saciedade.

Além dos nutrientes, as frutas apresentam fibras e frutose, um açúcar natural, que vai auxiliar a tirar a vontade de comer doces sem acrescentar tantas calorias à sua alimentação. Aposte em variar as frutas a cada dia, preferindo sempre por comê-las inteiras, e não apenas na forma de sucos.

Proteína de qualidade
Você não necessita virar um vegetariano para fazer uma dieta equilibrada, tente trocar as suas refeições à base de carnes por leguminosas, como lentilha, feijão, ervilha ou grão-de-bico.

Além de adicionarem muitas fibras à sua dieta (que auxiliarão a manter a saciedade por mais tempo), os feijões não contêm colesterol nem gordura animal saturada, tão nocivas à saúde cardiovascular.

Laticínios
Os laticínios proporcionam proteínas para os músculos e cálcio para os ossos, mas precisam ser consumidos com moderação. Isso devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e sódio, que além de aumentarem os níveis de colesterol no sangue, também vão deixá-lo inchado e dificultar o emagrecimento, já que determinados queijos são bastante calóricos.

Para não comprometer a saúde dos seus ossos, inclua também outras fontes de cálcio em sua dieta equilibrada. Algumas delas são:

Verduras escuras: couve, brócolis, repolho, aspargo e mostarda.
Feijões: Feijão preto, feijão branco e feijão fradinho.

Grãos Integrais
Uma dieta contrabalançada para emagrecer e ter saúde carece de carboidratos, ao contrário do que pregam muitas dietas restritivas. É claro que você deve evitar pães brancos, massas e doces cheios de carboidratos refinados, mas o segredo está em substituí-los por versões mais saudáveis.

Os grãos integrais amparam no bom funcionamento do intestino, além de não originarem variações tão intensas nos níveis de açúcar no sangue. Como possuem muitas fibras, retardam a digestão, aumentando a sensação de saciedade e colaborando para a perda de peso.

Gorduras do bem
Ainda que as dietas para emagrecer rapidamente praticamente eliminem todas as gorduras, saiba que elas são imprescindíveis para uma dieta equilibrada. As gorduras saudáveis são essenciais para bom o funcionamento do cérebro, coração e células, além de serem responsáveis pela saúde da pele, cabelo e unhas.

Uma dieta equilibrada que privilegia as “gorduras do bem”: Ômega 3, Ômega 6 e gorduras monoinsaturadas.

Para conseguir as gorduras saudáveis sem precisar de suplementos, inclua em sua dieta azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, e peixes como o salmão, sardinha e atum.

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