Conheça os alimentos vilões do emagrecimento

Você decidiu fazer dieta e aí surgi algumas dúvidas. Alguns alimentos semelham a ser saudáveis, mas podem se transformar em vilões nas dietas.

Aprenda a identificar algumas armadilhas e faça escolha benéficas à sua saúde. Optar por alimentos saudáveis entre os processados e industrializados não é uma tarefa fácil.A primeira dica é você começar a aprender a ler os rótulos dos alimentos. O importante é tentar entender o que está sendo comprado, sem acreditar apenas no que está em evidência na embalagem. Em alguns casos, entretanto, o consumidor pode ser confundido pela publicidade.

Barra de cereal: são práticas e semelham ser saudáveis, mas muitas delas são ricas em calorias, açúcar e gorduras, pois em suas formulas contêm chocolate e/ou xarope de glicose.

Queijo branco: dependendo da forma de fabricação, pode conter grandes teores e gordura saturada, calorias e sal. Opte os feitos com leite desnatado, como cottage ou ricota.

Suco de fruta de caixinha: a grande maioria possui grandes quantidades de corantes e conservantes, além de elevados teores de açúcar. Tente sempre na versão in natura.

Cereal matinal: em geral não tem valor calórico diminuído e algumas versões até mesmo adicionam muito açúcar refinado na composição. Escolha as versões integrais.

Sopa instantânea: contém altos níveis de sódio, um produto não indicado para quem necessita ter o controle da pressão.

Chás industrializados: contêm boas doses de açúcar, sódio e conservantes. Escolha o feito em casa ou um suco natural, de preferência feito na hora.

Biscoito água e sal: Apesar de pouco calórico, é rico em farinha de trigo branca (sem fibras), que é rapidamente concentrada pelo corpo e armazenada como gordura. Sem falar na adição de gordura hidrogenada. Quatro unidades contém em média de 120 calorias, a mesma quantidade de um pão francês ou duas fatias de pão de forma. O biscoito, no entanto, tem de três a quatro vezes mais gordura concentrada.

Bebidas diet, light  e zero: Os refrigerantes sem adição de açúcar não apresentam valor calórico expressivo, mas alguns contêm adoçantes ricos em sódio, que retém líquido e atrapalha o emagrecimento. Além disso, esse conteúdo é capaz de aumentar o armazenamento de açúcar presente no organismo sob forma de gordura.

Refeições congeladas light: Assim como as sopas de saquinho, a maioria dos alimentos prontos congelados são riquíssimos em sódio, mesmo quando expressam ser light.

Peito de peru: Embutidos proporcionam baixo teor de gordura, mas quantidade muito elevada de sódio e conservantes.

Molhos prontos para salada: Fique de olho na quantidade de sódio, pois, mesmo com baixo valor calórico, a quantidade da substância que leva à retenção de líquido é ampla. Para dar mais sabor aos alimentos, conheça temperos naturais e especiarias como tomilho, alecrim, manjericão, semente de coentro, pimenta e orégano.

Comida japonesa: Por conta dos peixes, ricos em ômegas, a culinária japonesa é uma das mais saudáveis do mundo. No entanto, a fama de super leve não o quanto parece, já que as adequações das receitas pelos sushimans brasileiros acrescentou às receitas maionese, cream cheese e mergulhou ainda no óleo algumas das preparações.

Agora que você já conhece os grandes inimigos da sua dieta, tome bastante cuidado para não consumi-los. Se um dia você exceder no consumo de alimentos muito calóricos, não desamine, pois você pode recomeçar tudo de novo.

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